BCLASS BLOG

Trabalhou para uma empresa envolvida em escândalo e está procurando novo emprego? Prepare-se!



Dias difíceis os atuais! O mundo está mergulhado na mais profunda crise ética e moral de toda a sua história. No Brasil, chegamos à quase total implosão das suas estruturas políticas, de governo e de grandes empresas devido à total falta de ética na condução dos seus assuntos.

Numa situação como esta, como ficam as pessoas que trabalham para estas instituições e empresas? Bem, aqui vamos tratar do que acontece com as pessoas que trabalham ou trabalharam para empresas envolvidas em escândalos.

Pesquisadores da Harvard Business School descobriram que pessoas e, principalmente executivos, que trabalham ou trabalharam para empresas envolvidas em escândalos são prejudicadas pelo mercado de trabalho, mesmo que não tenham tido envolvimento algum com o fato delituoso. O motivo é que é gerado um "estigma negativo" decorrente do escândalo. Tal estigma, desempenha um papel desproporcional nas decisões de contratações porque não há como fazer um julgamento preciso por parte de quem está contratando, logo, a decisão é conservadora: Não contratar!

Se uma pessoa tiver em seu currículo uma empresa marcada por escândalo, a mesma deve enfrentar o problema honestamente. Não adianta remover da lista, aliás, isto a prejudicaria mais ainda. Ao contrário, numa entrevista, a pessoa é que deve ter a iniciativa de trazer a informação à tona. A pessoa deve procurar ter indicações de pessoas de reputação que estejam dispostas a atestar, por exemplo no LinkedIn, a sua integridade e claro competência profissional. Outra opção, segundo os pesquisadores seria procurar emprego em “organizações menores”, inclusive ganhando menos, o que seria uma espécie de emprego de “reabilitação profissional”. Se possível, contrate um bom "head hunter".

O preço da desonestidade é alto! O mercado cobra. Nunca se deixe envolver de forma consciente com temas antiéticos dentro de uma organização. Quando isto acontecer, não hesite, peça demissão, mesmo que isto lhe custe caro, com a perda do emprego, num primeiro momento. A sua recompensa virá mais cedo do que você espera.  

por: R. Ribeiro (Equipe Business Class).

Voltar
TEXTOS RELACIONADOS
x
Solicite aqui uma Proposta Exclusiva para Nossos Serviços.