Post originalmente publicado em 15/04/2017 | Atualizado em 14/08/2021
Introdução
Uma pesquisa publicada pelo The Economist Journal & BDO Consulting, agrupou oito megatendências que estão norteando os negócios para a década de 2020. É bom que o empreendedor esteja antenado e se adapte a esta nova realidade. Isto vale para empresas de qualquer tamanho.
Segundo especialistas, uma megatendência é um conjunto de aspectos da sociedade que se dirigem para uma direção, transformando os comportamentos, os valores e hábitos de consumo sociais cujo impacto é global e de longo prazo. A importância em compreender as megatendências está na possibilidade de entender as mudanças no contexto do mundo empresarial e social (de onde vêm e para onde vão) com o objetivo de:
- Antecipar-se aos desafios
- Desenvolver estratégias para planejar o futuro.
- Promover mudanças.
As 8 megatendências para a década de 2020
As 8 megatendências estão abaixo resumidas (tradução livre da equipe BCLASS).
Megatendência 1 – A competição global irá elevar os padrões de serviços oferecidos. Se hoje o ponto forte de uma organização é a qualidade, esse cenário irá mudar: as empresas esperam competir na base dos serviços, o grande chamariz e diferencial de 2020.
Megatendência 2 – As empresas devem manter seus níveis de serviço em face da necessidade de velocidade. A velocidade se tornou um diferencial competitivo. A maioria das empresas concordam que os clientes esperam um serviço mais rápido do que há cinco anos. A organização precisa ajudar o consumidor a economizar tempo.
Megatendência 3 – As empresas devem aprender a utilizar a seu favor o aumento da transparência trazido pelas mídias sociais. As organizações estão mais transparentes do que nunca. Hoje, as mídias sociais fazem o papel de “fiscalizador”, que antigamente era dado à imprensa. Isso força as marcas a voltar sua atenção ainda mais para a qualidade do serviço oferecido.
Megatendência 4 – As empresas deverão utilizar novas fontes e tipos de dados para repensar a forma como rastreiam e personalizam seu serviço. Mídias sociais, smartphones e outras fontes irão mudar a maneira como as empresas rastreiam reclamações e feedbacks de seus clientes.
Megatendência 5 – Bons colaboradores continuarão a ser fundamentais para bons serviços – porém, com a tecnologia a seu favor. O desafio está em perceber quando os clientes querem interagir com a tecnologia ou esperam um toque mais humano.
Megatendência 6 – Mais empresas irão terceirizar aspectos de atendimento ao cliente para novos tipos de especialistas. Ao pensar em 2020, haverá o aumento da colaboração de experts que tragam habilidades que a organização não possui.
Megatendência 7 – O aumento de segmentos de consumidores irá forçar as empresas a encontrar novos nichos de produtos e serviços. Será preciso criar novas categorias de produtos, tratar os tomadores de decisão individualmente e fazer com que se sintam especiais.
Megatendência 8 – As expectativas do consumidor, inclusive a finalidade de unidades físicas, estão evoluindo com as novas tecnologias. Os clientes esperam poder entrar em contato com fornecedores 24 horas por dia, sete dias por semana (instantaneidade).
por: Daniel Nascimento