BLOG

7 Dicas para elaborar um bom Plano de Negócios

Sumário

Pensando em abrir um negócio?

Antes de empreender, crie um Plano de Negócios eficaz, mesmo que simples. É importante fazer uma pesquisa detalhada de mercado, definir objetivos claros e realistas, e utilizar dados concretos. Além disso, o seu plano de negócios deve ser organizado de forma clara e fácil de entender, para poder ser utilizado como um guia para a empresa. O plano de negócios é um documento importante que ajuda a orientar a empresa em seu desenvolvimento, atrair investidores e parceiros estratégicos, e garantir o sucesso do empreendimento.

Uma ideia, nem sempre pode ser convertida em um negócio. Antes elabore um bom Plano de Negócios

Guia para elaborar um bom Plano de Negócios

A seguir, oferecemos uma guia simples para criar um plano de negócios. Vamos lá. Um plano de negócios deve incluir os seguintes elementos.

Primeiro. Faça um Sumário Executivo, isto é, um resumo das informações mais importantes do plano de negócios, como objetivo, mercado-alvo, produtos e serviços oferecidos e estratégias.

Segundo. Faça uma análise o mercado, realizando uma avaliação do ambiente em que a empresa atuará, incluindo concorrência, oportunidades e ameaças.

Terceiro. Tenha um Plano de marketing, mesmo que básico. Defina as estratégias para promover os produtos e serviços da empresa, incluindo segmentação de mercado, canais de distribuição, preço e promoção.

Ter um bom plano de marketing ajuda a alavancar vendas desde o início da operação

Quarto. Elabore um Plano Operacional. Essa é uma atividade não muito estimulante para muitos, mas é necessário fazer uma descrição detalhada das atividades para a produção e entrega dos produtos e serviços, incluindo processos, recursos humanos e tecnológicos.

Quinto. Elabore um Plano financeiro. Possivelmente este é o principal elemento do Plano. Realize previsão de receitas e despesas, fluxo de caixa, investimentos necessários e projeção de retorno sobre o investimento.

É por meio do Planejamento Financeiro que você saberá a viabilidade do seu novo negócio

Sexto. Muitos esquecem, mas num país como o Brasil, cheio de leis e burocracias, é necessário ter um Plano jurídico, mesmo que básico. Aqui deve-se ter em conta os aspectos legais e regulatórios relacionados ao negócio, como registro da empresa, contratos, propriedade intelectual e normas trabalhistas.

Sétimo, e não menos importante, elabore um Plano de gestão, que contém a descrição das habilidades e competências dos gestores da empresa, além de estratégias de liderança, governança e gestão de riscos. Não esqueça de formular o organograma da empresa e as funções e o descritivo de funções. Isto ajuda a fazer boas contratações.

Boa sorte em sua jornada empreendedora.

————————————————

“Se vai precisar de um Escritório Virtual para obter a inscrição fiscal na Receita Federal e Prefeitura, conta-te a Business Class – Soluções Empresariais. Temos Planos para abertura de empresas que requerem Inscrição Estadual (IE). BCLASS™, a melhor relação custo/benefício de Lauro de Freitas e Salvador”.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedln
Se Inscreva
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários