BLOG

Compreenda as 8 Megatendências dos Negócios para 2020 e saia na Frente!

Megatendências de 2020
Sumário

Post originalmente publicado em 15/04/2017 | Atualizado em 14/08/2021

Introdução

Uma pesquisa publicada pelo The Economist Journal & BDO Consulting, agrupou oito megatendências que estão norteando os negócios para a década de 2020. É bom que o empreendedor esteja antenado e se adapte a esta nova realidade. Isto vale para empresas de qualquer tamanho.

Segundo especialistas, uma megatendência é um conjunto de aspectos da sociedade que se dirigem para uma direção, transformando os comportamentos, os valores e hábitos de consumo sociais cujo impacto é global e de longo prazo. A importância em compreender as megatendências está na possibilidade de entender as mudanças no contexto do mundo empresarial e social (de onde vêm e para onde vão) com o objetivo de:

  • Antecipar-se aos desafios
  • Desenvolver estratégias para planejar o futuro.
  • Promover mudanças.

As 8 megatendências para a década de 2020

As 8 megatendências estão abaixo resumidas (tradução livre da equipe BCLASS).

Megatendência 1 – A competição global irá elevar os padrões de serviços oferecidos. Se hoje o ponto forte de uma organização é a qualidade, esse cenário irá mudar: as empresas esperam competir na base dos serviços, o grande chamariz e diferencial de 2020.

Megatendência 2 – As empresas devem manter seus níveis de serviço em face da necessidade de velocidade. A velocidade se tornou um diferencial competitivo. A maioria das empresas concordam que os clientes esperam um serviço mais rápido do que há cinco anos. A organização precisa ajudar o consumidor a economizar tempo.

Megatendência 3 – As empresas devem aprender a utilizar a seu favor o aumento da transparência trazido pelas mídias sociais. As organizações estão mais transparentes do que nunca. Hoje, as mídias sociais fazem o papel de “fiscalizador”, que antigamente era dado à imprensa. Isso força as marcas a voltar sua atenção ainda mais para a qualidade do serviço oferecido.

Megatendência 4 – As empresas deverão utilizar novas fontes e tipos de dados para repensar a forma como rastreiam e personalizam seu serviço. Mídias sociais, smartphones e outras fontes irão mudar a maneira como as empresas rastreiam reclamações e feedbacks de seus clientes.

Megatendência 5 – Bons colaboradores continuarão a ser fundamentais para bons serviços – porém, com a tecnologia a seu favor. O desafio está em perceber quando os clientes querem interagir com a tecnologia ou esperam um toque mais humano.

Megatendência 6 – Mais empresas irão terceirizar aspectos de atendimento ao cliente para novos tipos de especialistas. Ao pensar em 2020, haverá o aumento da colaboração de experts que tragam habilidades que a organização não possui.

Megatendência 7 – O aumento de segmentos de consumidores irá forçar as empresas a encontrar novos nichos de produtos e serviços. Será preciso criar novas categorias de produtos, tratar os tomadores de decisão individualmente e fazer com que se sintam especiais.

Megatendência 8 – As expectativas do consumidor, inclusive a finalidade de unidades físicas, estão evoluindo com as novas tecnologias. Os clientes esperam poder entrar em contato com fornecedores 24 horas por dia, sete dias por semana (instantaneidade).

por: Daniel Nascimento

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedln
Se Inscreva
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários