BLOG

Desemprego? Por que não empreender?

Por que não empreender?
Sumário

Introdução

Em momentos de crise econômica é inevitável que as empresas recorram às demissões de colaboradores como forma de proceder a ajustes de custos numa tentativa de equilibrar as contas e assim não fechar as portas. No Brasil, em especial, o custo do emprego imposto pela legislação trabalhista é alto e contribui em muito para que as demissões seja uma das primeiras ações de ajustes. Em uma economia que já cambaleava para voltar ao crescimento, a pandemia da covid-19 atrapalhou os planos de muitas pessoas.

Exemplo de caso, por que você deve empreender?

Um profissional de banco, por exemplo em posição gerencial, que é demitido depois de trinta anos de carreira, geralmente se vê perdido com este delicado momento da demissão. Diante de várias portas fechadas na busca de um novo emprego, este experiente profissional se aventura em áreas como motorista de Uber, venda de pães caseiros, etc. Aonde fica então os trinta anos de experiência em áreas como análise de projetos para concessão de crédito, recuperação de créditos, venda de produtos financeiros?

Acostumado com emprego celetista, não pensa que pode empreender abrindo uma consultoria na área financeira. Trabalhando em regime de home-office, pode a baixo custo constituir uma empresa, construir um belo site e ter um endereço comercial privilegiado via uso de Escritório Virtual. Se preferir pode ainda trabalhar em um espaço de Coworking como uma forma de continuar interagindo com outros profissionais do mercado.

Nesta modalidade de consultor pessoa jurídica, além de pagar menos impostos, poderá ganhar muito mais dinheiro participando de projetos sob demandas em grandes empresas de consultorias ou mesmo em empresas que não desejam contratar celetistas e sim precisam apenas de consultorias periódicas.

Pode ser o fim do emprego, mas não é o fim do trabalho! Ao contrário. Se a população aumenta, há demandas crescentes por produtos e serviços diversos. Para profissionais experientes, empreender pode ser uma excelente oportunidade para fazer o que sempre quis na vida. Para os novos que estão chegando no mercado trabalho, é uma forma de driblar a tão requisitada experiência.

Conclusão

Enfim, empreender é o caminho certo para um mundo futuro (ou mesmo atual) “sem emprego”, porém, “pleno de trabalho”. Pense em uma área que traga sucesso psicológico no trabalho e que você consegue claramente identificar suas principais competências e então empreenda.

Um alerta. Antes de abrir a sua empresa, elabore um Plano de Negócio. Saiba mais sobre abertura de empresas em 10 dicas importantes para a abertura de uma empresa, ou sobre Obrigações e Responsabilidades do MEI. Não invista seu tempo e recursos financeiros sem antes ter uma ideia clara da viabilidade do mesmo.

Boa sorte!

por: Equipe Business Class

Post originalmente publicado em 14/04/2017 | Atualizado em 17/08/2021

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedln
Se Inscreva
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários